|
Este projecto tem por objectivo a sequenciação total do genoma do sobreiro (Quercus suber L.). O sobreiro é uma das espécies mais importantes do nosso país, com uma grande relevância sócio-económica e ecológica. Portugal é o principal produtor de cortiça, com cerca de 1/3 da produção mundial. No entanto, os carvalhos perenes (azinheira e sobreiro) estão a ser ameaçados por políticas prejudiciais do uso do solo, alterações climáticas, incêndios florestais e stress biótico (ex: Phytophthora cinammomi), sendo necessária uma intervenção baseada no conhecimento avançado da espécie.
O projecto envolve seis instituições: Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Baixo Alentejo e Litoral (CEBAL), BIOCANT, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) e Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). Esta iniciativa conta ainda com a consultoria de investigadores internacionais com experiência em sequenciação de genomas de árvores: Yves Van de Peer (Professor em Bioinformática e Biologia do Genoma da Universidade de Ghent, Bélgica) e Gerald A. Tuskan (Investigador do do Oak Ridge National Laboratory, EUA, envolvido na sequenciação do genoma do eucalipto).
O projecto irá gerar um extenso recurso genético sobre esta árvore, que permitirá o estudo das características da espécie, do seu comportamento biológico e das suas características genéticas. A informação que estará disponível não só irá aumentar o número de investigadores dedicados a estudar esta espécie, mas também aumentar a eficácia dos seus estudos, permitindo-lhes o progresso muito mais rápido em resposta às necessidades agronómicas e industriais. As respostas ao stress abiótico e biótico, os processos de desenvolvimento, tais como o vegetativo e reprodutivo, produção de bolota, e, especialmente, os mecanismos de formação de cortiça são assuntos que merecem ser investigados. O conhecimento produzido irá traduzir-se em aplicações para o aumento da produtividade e em práticas eficientes de gestão florestal.
A informação a ser gerada no projecto estará disponível para a comunidade científica e para o setor industrial. O projeto vai divulgar os resultados em revistas internacionais de renome e na comunicação de ciência ao público em geral, através da criação de um website próprio, produção de press releases, e pela organização conjunta, com as comunidades locais, de eventos de divulgação científica.
Para mais informações consultar http://www.genosuber.com/. |